Esírito Santo - O governador Paulo Hartung e o secretário de Desenvolvimento, Márcio Félix, participaram, na manhã de hoje (23), da solenidade que marcou a inauguração da nova linha de produção de tubos flexíveis para a exploração de petróleo e gás na camada pré-sal da Flexibrás, empresa do grupo francês Technip, que opera em instalações do Porto de Vitória. O evento foi realizado na sede da empresa e diretores do grupo, empresários e autoridades.
Com a nova linha de produção, denominada SP-20, a Flexibrás irá fornecer à Petrobras os tubos para o sistema piloto de produção no Campo de Tupi, na Bacia de Santos. Sem essa nova instalação, as máquinas teriam de ser importadas.
A empresa também apresentou três outros investimentos, decorrentes do aumento da demanda no setor de produção e exploração de petróleo e gás. Um novo laboratório de testes para a qualificação de produtos; uma máquina perfuradora que possibilitou à Flexibrás ser a única empresa do mundo a fornecer tubos de grande diâmetro para a exploração no pré sal; e um terceiro investimento, em andamento, na ampliação da base logística da Petrobras em Vitória.
A Flexibras pertence ao grupo francês Technip, um dos principais fornecedores de linhas para a Petrobras. A capacidade de produção da empresa é de 450 km de tubos flexíveis.
Figurando entre a principal fornecedora de linhas para a Petrobras, desde 1976, o crescimento da Flexibrás, que inaugurou no Brasil sua primeira fábrica em 1986, se deve ao aumento das atividades de exploração e produção da estatal petrolífera no Brasil. Com o salto na capacidade produtiva e na ampliação da infra-estrutura, a empresa que, em dezembro de 2005, empregava 620 pessoas, conta agora com um quadro superior a mil funcionários.
O governador Paulo Hartung visitou a nova linha de produção da empresa e afirmou que o investimento vai ao encontro de um dos pilares da política de desenvolvimento do Governo, que consiste no adensamento das cadeias produtivas. "Temos como objetivo estratégico promover o adensamento de todas as nossas cadeias produtivas, de forma sustentável e com respeito ao meio ambiente. A indústria petrolífera está em franca expansão em nosso Estado e vai crescer muito mais nos próximos anos", enfatizou.
Fonte: ES Hoje
PUBLICIDADE