Navalshore 2024

Environship - Projeto Rolls-Royce é premiado

A Rolls-Royce recebeu o prêmio “Tecnologia Verde em Navios” por seu projeto de embarcação para transporte de cargas, o Environship. Com design revolucionário e sistema inovador, o navio é capaz de reduzir em 40% as emissões de dióxido de carbono (CO2) no meio ambiente, quando comparado a outros navios similares movidos a diesel.

Desenvolvido por meio da combinação de diversas tecnologias da Rolls-Royce, o Environship é também capaz de proporcionar ganho de eficiência e poderá ser adotado para diferentes tipos de embarcações. O projeto inclui a utilização de motor Bergen movido a gás natural liquefeito (GNL); sistema de propulsão Promas, que combina hélice e leme; eixo gerador híbrido, para otimizar o uso de energia; além de uma proa do tipo wave piercing (que perfura ondas). A premiação ocorreu em cerimônia realizada em Hamburgo, na Alemanha, durante a Green Ship Technology Conference.

O presidente da Rolls-Royce na América do Sul, Francisco Itzaina, comemorou o reconhecimento recebido e lembrou que embarcações Environship já estão em construção no mundo. “Os ganhos ambiental e de eficiência proporcionados pelo projeto só poderiam ser cumpridos por meio da combinação de nossas tecnologias”, assinalou.

PUBLICIDADE

MCI


O primeiro navio do conceito Environship irá apoiar à piscicultura na costa norueguesa. O pedido foi feito pela companhia Eidsvaag AS e a embarcação está atualmente em construção no estaleiro Vard Aukra, na Noruega. A previsão é que o navio seja em entregue em maio. Já em outubro, o primeiro de dois navios de carga encomendados pela empresa norueguesa Nor Lines será entregue pelo estaleiro chinês Tsuji Heavy Industries.

A Rolls-Royce também desenvolve, atualmente, embarcações com base no conceito Environship para o transporte de passageiros. Em 2012, a companhia assinou um acordo com a operadora italiana Lauro Shipping para o projeto de balsas movidas a gás, que utilizarão tal padrão.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira