Balança para receber investimento bilionário pende entre SC e RJ
Há rumores de que o empresário Eike Batista, dono do Grupo EBX, estaria mais inclinado a implantar o Estaleiro OSX no Rio de Janeiro do que em Biguaçu, na Grande Florianópolis, escolhidacomo plano A e onde o processo de licenciamento começou antes.
Entraves ambientais, como o parecer negativo da regional Sul do ICMBio, obrigaram o empresário a revelar um plano B. O local determinado foi o Porto de Açu, outro empreendimento do Grupo EBX, no município de São João da Barra, no Norte do Rio de Janeiro. O diretor de sustentabilidade da EBX, Paulo Monteiro, chegou a afirmar que, apesar de a empresa encontrar uma alternativa e lá iniciar o processo de licenciamento, Santa Catarina continuaria como prioridade. Novos indícios colocam essa afirmação em xeque. E agora, o estaleiro vai ou fica?
A favor de SC
Qualificação forma profissionais em SC
A OSX está investindo em qualificação de mão de obra na Grande Florianópolis. Em parceria com o Senai, a empresa desenvolve o Programa de Qualificação Profissional, que pretende treinar profissionais, fortalecer o empreendedorismo na região e oferecer uma alternativa para a geração de renda.
Fatma segue com o processo de licenciamento
A Fatma garante que o processo de licenciamento do estaleiro avançou bastante. O órgão agora aguarda apenas as decisões do grupo de trabalho do ICMBio em Brasília, que inicia seus trabalhos hoje e tem 30 dias para emitir novo parecer sobre a viabilidade ambiental da instalação.
Pavan vai se reunir com empresa
O prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps, e o governador do Estado, Leonel Pavan, estão articulando nova reunião com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e outra com o Grupo EBX, para levar moções de reivindicação para que o estaleiro seja implantado em SC.
Estudo diz que estaleiro é viável em SC
Os golfinhos que habitam a Baía Norte são um dos principais entraves para instalação no estaleiro em SC. Por isso, o Grupo EBX pediu um estudo para a Fundação Certi com o objetivo de apontar soluções não só para os riscos aos golfinhos com a implantação do estaleiro, mas também para outros problemas que afetam aquele ecossistema, como a falta de tratamento de esgoto e lançamento de efluentes industriais às margens dos rios que desembocam na baía.
A favor do RJ
RJ iniciou processo de licenciamento
No Instituto Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro (Inea), começou o processo de licenciamento ambiental para implantação do Estaleiro OSX na região Norte daquele Estado.
ICMBio Sul faz parte do grupo de trabalho
O coordenador da regional Sul do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Ricardo Castelli, diz que técnicos de Santa Catarina estarão presentes, hoje, na reunião do grupo de trabalho (GT) que vai analisar o parecer do instituto sobre a instalação do Estaleiro OSX em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Foi justamente a regional Sul do ICMBio que deu parecer negativo à instalação do Estaleiro OSX em Biguaçu, em função da proximidade com três unidades de conservação.
Eike planta dúvida no seu Twitter
Alguns boatos dão como certa a decisão de Eike Batista de transferir o Estaleiro OSX para o Rio de Janeiro. Como ninguém na empresa confirma, nem desmente, a repórter Luciane Kohlmann, da Agência RBS, decidiu falar diretamente com Eike Batista pelo Twitter. No rápido diálogo, Eike Batista dá a entender que não se sente bem-vindo em Santa Catarina.
Luciane: Eike, vcs abandonaram o projeto do estaleiro em Biguaçu? Decidiram transferir pro RJ?
Eike: Luciane, me prova que somos bem-vindos?!
Luciane: mas desistiram?
O empresário não respondeu mais.
Fonte: Jornal de Santa Catarina
PUBLICIDADE