Receba notícias em seu email

MSC

Estrutura de navio autônoma obtém aprovação da ClassNK e Bureau Veritas

A NYK e suas empresas do grupo MTI Co., Ltd. e Japan Maritime Science Inc. receberam aprovação em princípio (AiP) para uma estrutura de navio totalmente autônoma que está sendo desenvolvida atualmente sob o nome de "APExS-auto". A ClassNK e a Bureau Veritas, sociedades de classificação sediadas respectivamente no Japão e na França, revisaram a segurança da estrutura e certificaram o projeto conceitual em 1º de março. Esta foi a primeira vez que uma estrutura de navio totalmente autônoma foi aprovada no Japão.

O Programa Conjunto de Desenvolvimento Tecnológico para a Demonstração de Navios Totalmente Autônomos "MEGURI2040", administrado pela Fundação Nippon, visa abordar questões sociais como a escassez de mão de obra e o envelhecimento dos marítimos costeiros domésticos, além de acidentes marítimos causados por erro humano. O consórcio DFFAS (Designing the Future of Full Autonomous Ship), composto por 30 empresas japonesas, incluindo as empresas NYK e NYK Group Japan Marine Science Inc. e MTI Co., Ltd., está participando do projeto.


PUBLICIDADE



O APExS é um acrônimo para “Action Planning and Execution System for Full Autonomous”. Esta estrutura para a realização de um navio autônomo tripulado inclui tecnologia de processamento de informação baseada em computador de alta velocidade e análises de risco que apoiam a consciência situacional dos tripulantes e a tomada de decisões (planejamento de ações) necessárias para manobras. O computador executará as manobras somente após receber a aprovação da tripulação.

Ao desenvolver o APExS-auto, o Grupo NYK adotou um método chamado design baseado em modelo, o que é raro na indústria naval. O design baseado em modelo já é um método de desenvolvimento generalizado na indústria automotiva. Expressa uma ideia complicada com um modelo, projeta o modelo determinando sua hierarquia e repete simulações de modelo para avançar o desenvolvimento e a verificação em paralelo.

Uma vez que é difícil repetir a verificação sob as condições reais no desenvolvimento de várias funções dos navios, espera-se que o método de desenvolvimento de projeto baseado em modelo seja adotado na indústria naval no futuro.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira