Fincantieri abrirá estaleiro de reparos no México

A Fincantieri está se unindo ao governo mexicano para abrir um novo estaleiro que fornecerá reparos, conversões e manutenção de navios de cruzeiro, grandes navios de carga e navios de petróleo e gás.

A gigante da construção naval italiana revelou nesta terça-feira (24) que assinou uma carta de intenções (LoI) com o Ministério de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado de Yucatán (México) para participar do projeto e construção da nova instalação, localizada dentro da expansão e modernização do Porto de Progreso. Lá, uma nova área será inteiramente dedicada às atividades industriais e a Fincantieri terá uma concessão de 40 anos para a gestão exclusiva do novo pátio.

O projeto prevê duas docas secas de alvenaria, as maiores das Américas, com capacidade para abrigar navios de até 400 metros de comprimento. O estaleiro também terá uma plataforma elevatória para unidades de até 150 metros de comprimento, cerca de 1.000 metros de cais, guindastes, oficinas, equipamentos especiais, escritórios e depósitos.

PUBLICIDADE


Inicialmente, a criação do estaleiro ficará a cargo do governo do estado de Yucatán, e terá início no primeiro semestre de 2021. A conclusão das obras está prevista para 2027. O governo administrará diretamente as primeiras obras por meio de um sociedade de propósito específico que se ocupará da dragagem e construção da infraestrutura. A Fincantieri aconselhará desde o início, para levar a cabo a fase posterior, envolvendo também outros parceiros, com a construção das instalações avançadas, como oficinas e equipamento de elevação

O novo estaleiro Progreso ficará estrategicamente posicionado para atender os operadores mercantes desta área, beneficiando-se do próximo canal de navegação de Yucatán, saída natural para o Oceano Atlântico. O Golfo também é uma região com forte concentração de operações relacionadas a petróleo e gás, com exploração offshore, produção e armazenamento de petróleo e gás natural.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira