Ecobrasil

Fuji Metalock Brasil inicia operação

‘Joint venture’ formada pela Fuji Trading e Metalock International será dedicada ao fornecimento de equipamentos e sistemas para indústria marítima

A Fuji Metalock Brasil iniciou suas operações no mês passado com representação de mais de 40 fabricantes em sua carteira. Com solenidade de inauguração realizada no último dia 1º de agosto, a companhia estava presente no estande da Metalock Brasil, na Navalshore 2012. A joint venture, formada pela Fuji Trading e pela Metalock International, tem como objetivo oferecer ao mercado uma carteira completa de equipamentos, sistemas e materiais para indústria marítima.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


“Essa nova empresa vai dispor de um portfólio de produtos muito amplo, porque além dos produtos que a Metalock Brasil já representa será agregada a ela uma enorme gama de produtos da indústria marítima japonesa, que é uma das mais modernas, mais eficiente e confiáveis”, destaca o  gerente de vendas da Fuji Metalock Brasil, Fabio Ruiz.

A empresa está instalada no Rio de Janeiro, que concentra os maiores estaleiros do país e os principais grupos nacionais e internacionais da indústria naval. Os equipamentos serão produzidos no exterior pelas empresas representadas pela companhia. Mas segundo Ruiz, já existem fabricantes que, considerando a exigência de conteúdo local, já pensam em produzir seus produtos no Brasil. “Esse é o desejo de alguns deles, naturalmente que isso depende de uma série de entendimentos com parceiros nacionais. O nosso interesse é que alguns deles, assim que possível, possam estar produzindo aqui para atingir conteúdo nacional”, diz ele.

Segundo o executivo, durante a Navalshore, foi possível conversar com estaleiros e armadores em busca de novos negócios. As expectativas são boas, continua Ruiz, em função não só da qualidade dos produtos, mas também pelo interesse do Japão em entrar novamente no mercado naval e offshore, como fizeram no passado. “Com a retomada da construção naval, os japoneses estão retornando ao mercado brasileiro, que tem grandes perspectivas. Eles estão acreditando muito”, afirma.

Por isso, a Japan Ship Machinery and Equipment Association (Jsmea) promoveu um encontro, no último dia 31 de julho, com agentes do setor, como estaleiros, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore, junto com fornecedores do Japão para discutir sobre o mercado brasileiro. Na ocasião também esteve presente o diretor adjunto do Ministério de Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão.

Entre os produtos oferecidos pela Fuji Metalock Brasil estão compressores de ar, piloto automático, caldeiras, equipamentos de comunicação, ecossondas, motores elétricos, separadores de água e óleo, sistemas de propulsão, radares. Kelvin Hughes, Miura, Nippon Hakuyo Electronics, Taiyo Electric, Jotron e Macor Marine são alguns dos fabricantes representados pela empresa.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira