Receba notícias em seu email

MSC

Fundo da Marinha Mercante amplia financiamento de embarcações na Região Norte

O Fundo da Marinha Mercante (FMM), gerenciado pelo Ministério dos Transportes, financiou o projeto de construção de 10 barcaças no estado do Amazonas. As embarcações, pertencentes à Empresa Hermasa Navegação da Amazônia S.A, serão utilizadas no transporte de grãos pelo corredor hidroviário dos rios Tapajós e Amazonas. O lote representou um investimento total R$ 18,3 milhões, dos quais 90% foram financiados pelo Fundo, por meio do Banco do Brasil, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A construção das embarcações ocorreu no Estaleiro ERIN, em Manaus(AM).

Cada barcaça tem 61 metros de comprimento, 2,5 metros de calado e capacidade para transportar duas mil toneladas de grãos. As embarcações fazem parte da frota VII da empresa, composta no total por dois empurradores e 50 barcaças. Financiada integralmente pelo FMM, a frota deverá estar concluída no primeiro semestre de 2014. Além das obras em andamento no Estaleiro ERIN, também há embarcações sendo construídas nos Estaleiros Rio Maguari e EASA, localizados no Pará.

Quando todas as embarcações da frota forem concluídas, a operação de transporte de grãos deverá ocorrer em comboios compostos por um empurrador e 20 barcaças, com capacidade de 40 mil toneladas. Os comboios levarão os produtos oriundos do Centro-Oeste e transportados via BR-163 da cidade de Miritituba(PA) até o porto de Vila do Conde, onde ocorrerá o transbordo (passagem de cargas de um meio de transporte para outro) para navios graneleiros com destino ao exterior.

Fonte: Ministério dos Transportes

===============================================

Embarque de carne bovina do Brasil cresce 25% em novembro ante 2012

02/12/2013 | 17:21 |
As exportações de carne bovina do Brasil somaram 103,1 mil toneladas em novembro, alta de quase 25% ante igual período do ano passado, dando continuidade às fortes vendas do setor neste ano, apontaram dados da Secretaria de Comércio Exterior divulgados nesta segunda-feira (2). Em relação a outubro, quando o volume embarcado foi de 118,6 mil toneladas, houve um recuo de 13%.

A receita com as vendas no mês passado atingiu 480 milhões de dólares, motivado pelo aumento do volume embarcado, uma vez que o preço médio da carne teve recuo 3,6 por cento ante novembro de 2012. O crescimento da receita foi de 20,3 por cento ante novembro de 2012, quando os embarques de carne bovina renderam 399 milhões de dólares.

O preço médio da tonelada embarcada recuou para 4,66 mil dólares no mês passado, contra 4,83 mil dólares apurados em novembro de 2012, segundo o levantamento da Secex.

A indústria de carne bovina vem sendo beneficiada ao longo deste ano por forte demanda de importantes mercados consumidores, como Hong Kong --também plataforma de entrada para a China--, países do Oriente Médio e Rússia.

A receita gerada pelas exportações de carne bovina até novembro já supera o recorde de 6 bilhões de dólares prevista para este ano, segundo comunicado conjunto da indústria e governo da semana passada, e a expectativa é que chegue a 6,5 bilhões de dólares até o fim do ano.

Fonte: Reuters






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira