Receba notícias em seu email

Navalshore

Governo do Ceará negocia estaleiro com espanhóis

O Governo do Estado está negociando com uma empresa espanhola a instalação de um estaleiro de barcos de pesca em território cearense. O empreendimento seria capaz de construir embarcações de médio porte e, ao invés de utilizar aço na fabricação, utilizaria fibras de vidro. O governador Cid Gomes viajará para a Europa no próximo dia 19, onde irá visitar a companhia, cujo nome prefere manter em sigilo até que as negociações estejam concluídas.

"É uma empresa que produz em Barcelona. São barcos de até 60 metros, que são feitos de fibra e são mais adequados à pesca. A gente tem no Brasil um grande desafio de melhorar os nossos barcos de pesca", informou o governador. Segundo ele, praticamente nenhum estado brasileiro realiza a pesca de atum, que é um peixe que vive a uma distância maior do continente e que, por conta disso, a sua pesca exige a utilização de barcos mais bem equipados e mais bem estruturados no aspecto de engenharia. "Essa empresa está enxergando isso, e está avaliando o Ceará como um local pra instalar", adiantou.

Estudo

O governador está de posse de um estudo realizado pela Transpetro apontando cinco localidades no litoral cearense que poderiam abrigar um estaleiro, inclusive de grande porte. A escolha pelo local, já chegou a afirmar Cid Gomes, dependerá dos investimentos a serem realizados em cada um destes locais para prepará-los para receber um empreendimento deste porte. Gomes também já afirmou que o Governo do Estado poderá também entrar como investidor de um futuro estaleiro, cujo investimento variaria entre R$ 200 milhões e R$ 700 milhões.

Cid Gomes, nesta viagem ao Velho Continente, visitará ainda Portugal, Alemanha e República Checa. Além dos empresários do ramo da indústria naval, ele visitará uma empresa que constrói um equipamento para fazer túneis de metrô, empregando uma tecnologia que será usada em Fortaleza para a Linha Leste do Metrofor.

Metrô

"E essa linha, como vai passar em baixo da avenida Santos Dumont, não pode ser feita pelo método construtivo normal de abrir a rua, cavar um buraco na rua, senão seria um caos no já problemático trânsito de Fortaleza. O método construtivo da Linha Leste, já estamos acertando no plano de mobilidade urbana, vai ser feito no método chamado popularmente de ´tatuzão´. É um grande equipamento, uma maquina de 100 metros de comprimento, que abre um buraco, entra e só vai sair ao final do túnel", explica.

A Linha Leste sai do Centro e segue para a Santos Dumont e Washington Soares, passando pelo Iguatemi, Unifor, Centro de Eventos, Fórum, em um percurso de 12 quilômetros. O governador também conversará com os presidentes de federações de futebol de alguns países, para convidá-los a terem o Ceará como base de suas seleções para acomodação antes da Copa do Mundo. (SS)

Nova viagem

19 de novembro é a data em que Cid viajará à Europa. Entre as pautas: estaleiro, metrô e Copa do Mundo

Fonte: Diário do Nordeste(CE)






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira