O crescimento da procura por equipamentos e serviços para atender à indústria naval e offshore tem motivado as empresas a desenvolverem vantagens competitivas frente à concorrência de mercado, cada vez mais acirrada. Com o aumento da demanda no setor, as companhias têm ampliado o investimento em tecnologia.
"Atualmente, o País tem uma necessidade muito grande nesta área, apenas em relação aos barcos de apoio offshore existe uma demanda imediata de 400 embarcações para atender o pré-sal”, afirma Marc Berger, gerente de marketing da Man Diesel, empresa que estará presente na Navalshore 2012 - Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, entre os dias 1 e 3 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ).
No evento, a Man Diesel apresentará novas linhas de motores para embarcações de apoio. “Teremos melhorias nos motores para PSV/AHTS, de 450 a 11200 kW e também traremos uma linha mais eficiente de motores ME-B, com controle de injeção eletrônica que ajuda a eliminar boa parte dos poluentes e economiza combustível”, diz Berger.
A empresa também pretende inaugurar, em breve, um centro de reparos, em Petrópolis (RJ), além de investir em cursos teóricos e práticos sobre operação e manutenção de motores e turbo máquinas.
Outra prova do crescimento do setor naval no Brasil é exemplificada pela multinacional Dânica Norac, que atualmente produz diversos produtos no País, como portas, janelas, piso elevado, tetos, anteparas e banheiros modulares para embarcações. "Os projetos de interiores navais e offshore são designados para atender todas as exigências de normas do mercado naval, a Dânica projeta acomodações marítimas completas com ênfase na segurança e conforto, sempre priorizando equipamentos de alta tecnologia, com qualidade e inovação", conta Adriana Bergamo Hellmann, analista de marketing corporativo da empresa.
PUBLICIDADE