Receba notícias em seu email

MSC

Knutsen instala plataforma de otimização de viagens baseada em IA em sua frota de navios-tanque

A francesa Syroco, especializada em tecnologia climática, anunciou nesta terça-feira (13) que a Knutsen LNG France, subsidiária da empresa de navegação norueguesa Knutsen, expandiu para toda sua frota de 16 navios de transporte de GNL o uso da Syroco Live, uma plataforma digital de otimização de viagens e roteamento meteorológico baseado em Inteligência Artificial (IA). O objetivo é aumentar a eficiência e a segurança da navegação, respeitando as restrições operacionais dos navios gaseiros e os requisitos de contratos de afretamento.

A empresa explicou que a colaboração começou em 2024 com a instalação do Syroco Live em quatro navios-tanque e que a fase inicial demonstrou a capacidade da plataforma de oferecer suporte às viagens, aprimorando as tomadas integradas de decisões pelas tripulações e pelas equipes em terra. Com base nos resultados, a Knutsen expandiu gradualmente o uso para toda a frota.


PUBLICIDADE



Ludovic Gérard, presidente da Knutsen LNG France, disse que os testes permitiram avaliar o uso da plataforma em condições operacionais reais e considerando diferentes requisitos de contratos de afretamento, além de monitorar a adesão da tripulação. “Expandir esse uso para toda a frota de gaseiros está nos ajudando a operar com mais segurança e eficiência”, afirmou.

A empresa informou que os navios gaseiros operam sob contratos de afretamento complexos e muitas vezes exigentes, com requisitos de desempenho, segurança e operacionais que podem variar dependendo do afretador. A frota da Knutsen é afretada por diferentes empresas de energia, e cada uma tem expectativas específicas em relação à execução da viagem, gestão de energia, relatórios e conformidade.

Segundo a empresa francesa, o monitoramento de desempenho transparente, consistente e confiável ajuda a garantir o cumprimento das obrigações do contrato de afretamento, otimizando as operações diárias. A plataforma proporciona otimização de viagem em tempo real para cada embarcação, respeitando integralmente as restrições operacionais inerentes ao transporte de GNL.

Essas restrições incluem requisitos relacionados à carga, a exposição a intempéries e limitações de velocidade e potência. Ao combinar modelos de desempenho precisos com dados operacionais em tempo real, a plataforma permite a tomada de decisões informadas que equilibram eficiência, segurança e conformidade contratual.

Além disso, contribui para a segurança da navegação, aprimorando a consciência situacional e apoiando decisões operacionais que se mantêm dentro dos limites de segurança e desempenho definidos, principalmente em condições climáticas e marítimas adversas. “A implantação em toda a frota de navios de GNL exige soluções que respeitem tanto as restrições operacionais quanto as realidades contratuais”, explicou Alex Caizergues, CEO da Syroco.

Segundo ele, o uso da plataforma pela Knutsen demonstra como as ferramentas digitais de apoio à decisão podem ajudar as operadoras a oferecer desempenho consistente, segurança e transparência para toda a frota, que atende a múltiplos afretadores.






Navalshore

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira