Receba notícias em seu email

MSC

Lançado ao mar navio de produtos ‘José Alencar’

Embarcação é a última da série de quatro de produtos encomendada ao estaleiro Mauá

A Transpetro e o estaleiro Mauá lançaram ao mar em dezembro o navio de produtos José Alencar, batizado em homenagem ao ex-vice-presidente da República. A embarcação foi transferida ao cais do estaleiro, onde passará por acabamentos finais antes da entrega à Transpetro. Com 183 metros de comprimento e capacidade para transportar 56 milhões de litros de combustíveis,


PUBLICIDADE



 

o navio pesa 48.300 toneladas e velocidade de 14,6 nós. A madrinha da embarcação é a gerente geral de construção e montagem do Promef, Ana Paula dos Santos Costa.

Este é o último da série de quatro navios de produtos encomendados pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota da Transpetro (Promef) ao estaleiro Mauá. O primeiro, Celso Furtado, foi entregue à companhia no último mês de novembro e já está em operação. As outras duas embarcações, Sérgio Buarque de Holanda e Rômulo Almeida, estão em fase de acabamentos.

Na cerimônia, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, reforçou a importância do desenvolvimento da indústria naval brasileira para atender à grande demanda gerada pelo pré-sal: “Não vamos construir navios fora do Brasil. O que puder ser feito aqui, será feito aqui. Este é um desafio fundamental”, disse. O presidente da Transpetro, Sergio Machado, agradeceu o empenho dos trabalhadores do estaleiro. “Valeu a pena acreditar na capacidade do povo brasileiro. Valeu a pena acreditar que o Brasil, tendo chance, é capaz de superar qualquer desafio e mostrar que o nosso país tem força, tem garra”, afirmou.

Após o lançamento da embarcação, o estaleiro Mauá realizou o batimento de quilha do primeiro navio da série de quatro Panamax encomendados pelo Promef. Com 228 metros de comprimento e capacidade para 72,9 mil toneladas de porte bruto, estes navios serão utilizados para transportar petróleo ou derivados escuros. A série de quatro Panamax foi contratada ao Estaleiro Ilha S.A. (Eisa), que construirá as embarcações no Mauá.






Pesa

   ICN    Zmax Group    NN Logística
       

intermodal

 

 

Navalshore

 

  Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira