O Estaleiro Naval Promar deu mais um passo para conseguir dar início às atividades no Complexo Industrial Portuário de Suape. A licença de instalação emitida pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) deve ser publicada na edição de amanhã do Diario Oficial do Estado, antes do prazo final, que seria no dia 7 de abril. O aval da CPRH é obrigatório para construção de todos os empreendimentos que possam causar alterações significativas ao meio ambiente. A previsão inicial é que o Promar fique pronto em 12 meses e receba investimento de R$ 300 milhões.
A próxima etapa necessária para instalação do empreendimento é a licença de operação, também emitida pela CPRH. Porém, neste caso, ainda não existe um prazo. De acordo com o vice-presidente de Suape, Frederico Amâncio, enquanto as licenças não são publicadas, a dragagem do Promar já está sendo licitada.
O Promar está localizado em uma área de 80 hectares na Ilha de Tatuoca e é o segundo instalado em Pernambuco. Recentemente, o empreendimento assinou contrato com a Transpetro (subsidiária da Petrobras) para montagem de oito navios gaseiros (sendo quatro de 7 mil m³, dois de 12 mil m³ e dois de 4 mil m³), no valor de US$ 536 milhões, por meio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). As obras devem gerar mais de 10 mil empregos e a entrega da primeira embarcação está prevista para dezembro de 2012. A estimativa é de que o primeiro navio da série seja entregue em 2013. No total, Pernambuco vai construir 30 navios para a Transpetro, sendo 22 no Estaleiro Atlântico Sul.
Fonte: Folha de Pernambuco(PE)/TATIANA NOTARO
PUBLICIDADE