O Estaleiro do Nordeste (Enor), a ser implantado no município de Coruripe (AL), deve ter sua licença ambiental definitiva liberada ainda em julho. A informação foi confirmada pela ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, após audiência com o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL). A licença estava prevista para março, foi adiada para abril, quando o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pediu estudos adicionais.
O estaleiro tem prioridade de financiamento do Fundo da Marinha Mercante no valor de R$ 2 bilhões. O crédito já havia sido aprovado anteriormente, mas com a demora na concessão da licença ambiental precisou ser renovado. O empreendimento tem capacidade para gerar mais de e mil empregos diretos.
PUBLICIDADE
O antigo Estaleiro Eisa Alagoas, atual Enor seria inicialmente construído no Pontal de Coruripe. Mas teve sua licença ambiental negada pelo Ibama, após o órgão decidir que a área não era ambientalmente viável para a instalação. O Grupo Sinergy, proprietário do empreendimento, e governo alagoano avaliaram novos locais e no ano passado o Ibama aprovou o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) do projeto. A nova área escolhida, denominada 5D, também fica no município de Coruripe.