Foi lançado, na última quarta-feira (28), no Ciep do Gradim, o projeto de responsabilidade social ‘Construindo o Futuro’, com apoio da Prefeitura de São Gonçalo. Fruto da parceria do grupo Brasbunker, Estaleiro São Miguel e da Ong Cedicom (Centro de Integração Comunitária), o projeto tem como objetivo capacitar cerca de 350 jovens para o mercado de trabalho por meio de cursos.
Na área técnica naval, a qualificação será para formação de caldeireiro, maçariqueiro, esmerilhador e desempenador, além de cursos de informática, idiomas e oficinas culturais (ballet, dança contemporânea, dança de rua, dança de salão e teatro). Para garantir o aprendizado, os estudantes passarão por aulas teóricas e práticas, sendo esta última ministrada por profissionais de empresas parceiras, como o Senac, e também por voluntários autônomos, todos devidamente certificados.
“Para escolhermos os cursos que estariam no projeto, verificamos a carência dos estaleiros que estão em torno da região, assim como iremos poder aproveitar tais profissionais para a nossa própria empresa. Nosso maior objetivo é colocar profissionais de qualidade no mercado para que estes possam logo ser inseridos no mercado de trabalho”, afirma a diretora de Recursos Humanos da Brasbunker, Ana Beatriz Tartucce.
O projeto deve beneficiar indiretamente mais de 1.200 pessoas, já que 350 estarão envolvidas nos cursos e os outros 850 serão afetados com as vantagens da inserção profissional dos matriculados. Além disso, haverá vagas abertas para deficientes, sem restrição de números.
“A parceria e a possibilidade de inserir todos no mercado de trabalho era um sonho antigo. Temos a preocupação do cunho e da responsabilidade social, pesando também a expansão na mão de obra naval. Esse campo ainda é muito carente de profissionais qualificados. Vamos qualificar e aproveitar esses profissionais aqui do município de São Gonçalo para inseri-los no quadro de profissionais da empresa. Temos também a preocupação com os portadores de necessidades especiais, estamos reformando o prédio para que possa ter acessibilidade. Outro objetivo da empresa é trazer familiares para trabalhar juntos, acreditamos que serve de motivação”, disse a diretora de RH do grupo Brasbunker.
Os cursos são abertos para toda a população. Os interessados devem ter mais de 14 anos e se inscrever, no Ciep do Gradim, na Rua Visconde de Itaúna, saída 316, Gradim, São Gonçalo. É preciso portar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade e foto 3x4. Informações: 3164-3979.
Parcerias para estimular a empregabilidade
Para receber o projeto ‘Construindo o Futuro’, o Ciep do Gradim recebeu uma reforma em um espaço que contará com duas salas de aula e um laboratório de informática, onde serão realizados os cursos de capacitação, além de uma lona cultural que será montada para abrigar as oficinas culturais.
Diante da inauguração do espaço, a secretária de Educação de São Gonçalo, Keyla Nicia, lembra que políticas públicas se faz com parcerias.
“Estamos inserindo os alunos portadores de necessidades especiais na rede regular de ensino. Vários projetos estão sendo voltados para eles. Política pública se faz com parcerias, temos que preparar nossos munícipes para o mercado de trabalho. Nossa cidade está em fase de desenvolvimento e a oportunidade deve ser para todos”, contou Keyla Nicia.
A cadeirante Viviane Macedo espera que o projeto possa levar oportunidades aos portadores de necessidades especiais gonçalenses.
“É um projeto voltado para o mercado de trabalho. O trabalho reabilita e mostra a capacidade de cada pessoa. Espero que assim como eu consegui, outros consigam também crescer profissionalmente, o projeto promove essa oportunidade” ressaltou a jovem dançarina.
Fonte: Jornal São Gonçalo
PUBLICIDADE