A MAN Energy Solutions anunciou a produção de um enorme conversor catalítico Cluster 5 Double Layer SCR (Selective Catalytic Reduction) para a Mitsui. O cluster vem pronto para amônia e é a maior unidade desse tipo que a empresa já construiu. Esses sistemas são normalmente usados a bordo de navios de cruzeiro e navios de carga para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio em 90%.
Daniel Struckmeier, chefe de vendas e licenças de turbocompressores e tratamento de gases de escape APAC , disse: “Como o primeiro SCR para um motor de amônia em qualquer lugar do mundo, este é um momento histórico. Sendo o maior SCR de alta pressão que já construímos, este é um novo marco para o nosso negócio. O novo equipamento também passou no teste de aceitação de fábrica sem maiores problemas e parabenizo todos os envolvidos neste projeto inovador”.
PUBLICIDADE
O Cluster 5 Double Layer tem diâmetro de 3.900 mm, peso total de 28 toneladas e em breve estará disponível para produção em série. A qualidade do produto foi confirmada durante a inspeção final pela MAN Energy Solutions e a Mitsui. Após um teste de pressão de água bem-sucedido, o componente foi posteriormente enviado de Dalian, na China, para Tamano, no Japão.
Os sistemas MAN SCR estão integrados no sistema geral de controle do motor e adaptados ao sistema de injecção de combustível e ao turbocompressor, aumentando a eficiência e fiabilidade de todo o sistema. Além de reduzirem as emissões de NOx em até 90%, eles também atendem ao Tier III da IMO.