Ecobrasil

Manisfestantes usam barcos para prostetar nesta sexta-feira contra estaleiro da OSX

Barqueata ocorre às 10h no Trapiche da Beiramar Norte

O parecer do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Brasília só deve sair no dia 12. Mas a polêmica sobre a instalação do estaleiro do grupo OSX em Biguaçu volta à tona nesta sexta-feira em Florianópolis.

Pescadores, maricultores e moradores das praias do Norte da Ilha promovem uma “barqueata” (protesto com barcos), às 10h, no Trapiche da Beiramar Norte, contra o local escolhido para o empreendimento, na Baía de São Miguel, próximo a três unidades de conservação.

O advogado do Conselho Comunitário do Pontal de Jurerê, João Manoel do Nascimento, destaca que a manifestação conta com o apoio das associações de moradores da Daniela, Jurerê Internacional, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa. A Associação dos Proprietários de Escunas também promete levar ao trapiche pelo menos duas escunas.

— Não podemos cruzar os braços e esperar que as autoridades façam alguma coisa. Ainda mais que a decisão caminha para ser política. Além da manifestação, teremos uma comissão para ir até Brasília conversar com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e com o presidente do ICMBio nacional — afirmou.

O presidente da Associação dos Pescadores da Caieira do Norte (Governador Celso Ramos), Ari Abílio Silva, adiantou que dois barcos da região estarão na mobilização, e que outros pescadores das comunidades de Fazenda da Armação e São Miguel devem participar.

O presidente da Associação do Bairro Sambaqui, Rodrigues Viana, explica que na última reunião dos moradores, com cerca de 80 pessoas, foi decidido, por unanimidade, que o bairro se posicionaria contra o estaleiro OSX em Biguaçu. Jayme Milnitsky, presidente da Associação dos Moradores de Jurerê Internacional, diz que a população local defende a qualidade de vida.

O presidente do ICMBio, Rômulo Mello, prefere não antecipar qualquer decisão sobre o parecer do órgão ambiental. Segundo ele, o estudo está em fase de conclusão e deve encerrar os trabalhos dia 12 de novembro.
Fonte: Diário Catarinense/Simone Kafruni



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira