LONDRES - O primeiro-ministro britânico, David Cameron voltou suas atenções para as empresas de mineração, petróleo e gás, em sua campanha por maior transparência de governos e empresas, como preparação para a cúpula do G-8, que acontece no próximo mês.
Cameron, que presidirá a cúpula na Irlanda do Norte, delineou seus planos para chegar a um acordo internacional para combater fraudes e evasão fiscal e aumentar a transparência das empresas.
"Temos que levantar o véu de sigilo que muitas vezes permite que empresas e funcionários corruptos em alguns países façam alianças fora da lei", escreveu Cameron em coluna no "The Wall Street Journal".
"O G-8 deve caminhar em direção a um padrão comum global, onde as empresas extratoras de recursos devam informar todos os pagamentos feitos aos governos, que por sua vez devem reportar estas receitas. Isso irá incentivar mais investimentos em países ricos em recursos e nivelar o campo de jogo para os negócios."
Cameron levantará estas questões com o presidente Barack Obama nesta segunda-feira, em Washington, no início de uma visita de três dias pelos EUA.
(Fonte:Valor Econômico/Bloomberg)
PUBLICIDADE