Receba notícias em seu email

Navalshore

P-63 vai para Macaé antes de iniciar operação

A plataforma P-63 da Petrobras, que será instalada no campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos, deixou ontem o estaleiro da Quip, em Rio Grande, em direção à Ilha de Santana, em Macaé, onde ainda passará por ajustes. Segundo a estatal, o Ibama fez exigências ambientais que passam "pela alteração do layout submarino dos poços", mas não deu detalhes.

Parte das sete plataformas que entram em operação este ano para ajudar a Petrobras a melhorar sua produção, a P-63 deveria ser instalada em julho, mas teve sua operação adiada para setembro por conta dos ajustes solicitados pelo Ibama. A empresa argumenta que o adiamento não terá impacto relevante na curva de produção, já que o pico da unidade não era previsto para 2013.

A meta da Petrobras é chegar a 2017 produzindo 2,75 milhões de barris de petróleo, contra os cerca de 2 milhões atuais. A companhia tem enfrentado problemas para elevar a produção, como a demora para obter licenças ambientais, atrasos em prazos de construção de plataformas e um número maior de paradas programadas.

A P-63 vai produzir no seu auge 140 mil barris por dia de petróleo e 1 milhão de metros cúbicos por dia de gás em Papa-Terra, junto com a plataforma P-61. Toda a produção da P-61 será transferida para a P-63, que será responsável pelo processamento, armazenamento e transferência do óleo extraído. Operado pela Petrobras, com 62,5% de participação, Papa-Terra tem como sócio a Chevron (37,5%).

A P-63 foi convertida em uma FPSO (plataforma que processa e armazena petróleo) a partir do navio-tanque BW Nisa, no Estaleiro Cosco, na China. A unidade chegou ao Brasil em janeiro deste ano para passar pelas últimas etapas de construção. Ao todo, foram instalados e interligados 23 módulos da planta de processo.

Os serviços executados pelo consórcio formado pela Quip (Queiroz Galvão, UTC, Iesa e Camargo Correa) e a BWOffshore empregaram, no pico das obras, cerca de 1,5 mil trabalhadores. O campo de Papa-Terra terá ao todo 30 poços interligados às plataformas.

Fonte:Jornal do Commercio (POA)\JOSE CESAR MARTINS PACHECO/AGÊNCIA PETROBRAS/JC






PUBLICIDADE




Shelter

   Zmax Group    ICN    Ipetec
       

NN Logística

 

 

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira