A Petrobras anunciou hoje, terça-feira (28) em seu site o que chamou de "principal descoberta" no pré-sal da Bacia de Campos (o pré-sal é uma região profunda de exploração de petróleo). Segundo a estatal, foram descobertos "dois níveis de petróleo de boa qualidade no poço exploratório informalmente conhecido como Gávea".
Os estudos foram feitos por um consórcio formado por Petrobras, Repsol Sinopec e Statoil. "Esta descoberta é a principal realizada no pré-sal da Bacia de Campos", diz nota no site da Petrobras.
O poço, localizado a 190 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, foi perfurado pelo navio sonda de última geração Stena Drillmax I, em águas de 2.708 metros e atingiu a profundidade final de 6.851 metros, disse a Petrobras.
O consórcio está analisando os resultados obtidos no poço, antes de continuar com o processo de exploração e avaliação da área. O consórcio tem participação de 35% da Repsol Sinopec, mais 35% da Statoil e os restantes 30% da Petrobras.
As autoridades brasileiras foram informadas da existência de indícios de hidrocarbonetos no poço exploratório Gávea em março de 2011, para o primeiro nível, e em abril do mesmo ano, para o segundo nível.
A Repsol Sinopec é a companhia estrangeira líder em direitos de exploração nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, participando em 16 blocos, dos quais é operadora em seis.
Fonte: ES Hoje
PUBLICIDADE