Receba notícias em seu email

Navalshore

Petrobras apresenta demanda a empresários japoneses

SÃO PAULO - O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, apresentou hoje, em Tóquio, a demanda da companhia por equipamentos, logística e infraestrutura para o Plano de Negócios 2011/2015. Em seu discurso, Gabrielli ressaltou os investimentos planejados (US$ 224,7 bilhões), os planos de aumento da produção e as oportunidades para a cadeia de fornecimento da Petrobras. "De 1980 a 2011, a Petrobras aumentou em mais de 10 vezes a sua produção de petróleo, que crescerá de 2,1 milhões de barris para 4,9 milhões de barris por dia até 2020", disse o presidente em evento com empresários na Câmara de Comércio Brasileira no Japão (CCBJ).

Segundo Gabrielli, o Brasil está crescendo mais rápido que a economia mundial e a demanda por derivados do petróleo no País também está avançando mais rápido que o consumo mundial. "Construiremos cinco refinarias até 2020 e, para atender tal demanda, precisaremos de portos, aeroportos, plataformas de perfuração, plataformas de produção, embarcações de apoio, etc. Portanto, temos que construir uma enorme infraestrutura no Brasil para os próximos anos", afirmou.

Em seu discurso, o presidente da Petrobras convidou os empresários japoneses a investirem no desenvolvimento brasileiro. "Ainda há espaço para as empresas japonesas virem para o Brasil. As indústrias japonesas serão bem-vindas, mas exigiremos que 65% do capital seja nacional," avisou.

Mais cedo, a Petrobras informou que estuda a venda de sua refinaria japonesa, a Nansei Sekiyu, localizada na ilha de Okinawa, como parte de seu plano de vender ativos não essenciais. A iniciativa visa a levantar recursos para desenvolver os ativos essenciais - incluindo as reservas do pré-sal. O presidente da estatal, disse que a companhia ficaria feliz em vender a refinaria em sua totalidade, caso apareça um comprador disposto.

A refinaria de Okinawa vem operando há anos bem abaixo de sua capacidade de 100 mil barris por dia. A Petrobras adiou um plano de modernização da refinaria depois da crise financeira global de 2008.

Fonte: AE - Agencia Estado






PUBLICIDADE




   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira