São Paulo. A Petrobras informou ontem que destinará R$ 200 milhões para a construção de 20 mil sistemas de captação (por meio de poços) e armazenamento de água em municípios da região do semiárido.
O patrocínio beneficiará o programa do governo Uma Terra, Duas Águas, que será desenvolvido pela ONG Associação Um Milhão de Cisternas Rurais para o Semiárido Brasileiro (AP1MC). Ao todo, 210 municípios receberão a verba da estatal.
A associação é vinculada à Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), que a Petrobras define como "uma das maiores articuladoras e mobilizadoras em prol da água no mundo".
O investimento, que se dará ao longo de 12 meses, atende a um pedido do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que solicitou ajudar de empresas no combate à seca. A contrapartida da empresa será dedução do valor no Imposto de Renda. Segundo a Petrobras, os 20 mil sistemas serão destinados à captação da água da chuva, que será utilizada na produção de alimentos e criação de animais para subsistência.
A região, além de estratégica para empresa - 60% dos municípios beneficiados estão sob influência do sistema Petrobras-, também tem ganhado atenção especial da presidente Dilma Rousseff (PT). Em abril, a presidente anunciou pacote de R$ 9 bilhões para ações contra a estiagem. O valor inclui manutenção de benefícios, "dinheiro velho" e recursos já carimbados.
Fonte: Diário do Nordeste (CE)
PUBLICIDADE