Navalshore 2024

Polo ‘subsea’ - Rio investe em parcerias para o projeto

O governo do estado do Rio de Janeiro quer estreitar vínculo com a Noruega para criação de polo de subsea. Para tanto, o subsecretário estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis, participou em maio, na Noruega, da Underwater Technology Conference (UTC) 2013, na cidade de Bergen. O esforço da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedeis) e entidades parceiras têm incluído a apresentação do projeto em reuniões com públicos diferentes, além de eventos de óleo e gás e encontros com representantes do governo de países detentores de tecnologia subsea como a Noruega, Reino Unido e EUA. Nos últimos três meses, o subsecretário já teve duas reuniões com diplomatas noruegueses, na sede da secretaria. A mais recente foi com a cônsul-geral da Noruega no Rio, Helle Klem. Segundo Vertis, o setor de subsea deve investir mais de 50 bilhões de dólares nos próximos cinco anos.

A Sedeis dispõe de mecanismos de atração de investimentos destinado a negócios dirigidos ao Rio. Entre eles estão a concessão de incentivos fiscais e tributários, a disponibilização de um banco de áreas para novos empreendimentos, a busca de infraestrutura – como, por exemplo, água e gás – e a oferta de financiamentos.

A mais recente reunião com participantes fluminenses do setor foi na Firjan, reunindo cerca de 20 pequenas e médias empresas subfornecedoras. Na ocasião, as necessidades de facilitação no fomento à inovação e de apoio à obtenção de certificação internacional foram algumas das questões apresentadas pelos representantes empresariais, formado por cerca de 80 pessoas. Um levantamento para identificação das demandas dos subfornecedores foi distribuído aos participantes. Das respostas obtidas, 80% eram favoráveis à criação de uma área específica para abrigar o polo de equipamentos submarinos para produção de petróleo.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


A partir de um estudo da Onip, que mapeou 80 fornecedores pequenos e médios de subsea em âmbito nacional, foram identificados 35 (43%) localizados na cidade do Rio de Janeiro. Dos 35 fornecedores, 28 são de serviços e oito de produtos. Na cidade, são quase 1,2 mil empregos diretos, altamente qualificados. Há duas concentrações do setor – a de serviços, no Centro, e a de atividade industrial espalhada pela região que se estende de Benfica a Inhaúma, incluindo o Méier.



      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira