O Porto de Antuérpia-Bruges lançou, na última quinta-feira (16), o Volta 1, apontado como o primeiro rebocador totalmente elétrico da Europa. A embarcação é parte de um esforço do porto para tornar suas operações climaticamente neutras até 2050 e integra uma estratégia mais ampla de renovação da frota, que também inclui o uso de hidrogênio e metanol.
O Volta 1 é um rebocador com tração de popa reversa (RSD), com capacidade de reboque de 70 toneladas, desempenho equivalente ao de modelos a diesel. Movido por baterias de 2.782 MWh, pode operar por até 12 horas com recarga completa em apenas duas horas por meio de uma estação de 1,5 MW. A embarcação foi construída pela Damen Shipyards Group, com fabricação no Vietnã e posterior preparação operacional em Antuérpia.
PUBLICIDADE
A nova frota inclui ainda cinco rebocadores RSD movidos a diesel com sistemas de pós-tratamento. A substituição de embarcações antigas visa reduzir as emissões do serviço de reboque, responsável por cerca de 85% do CO₂ ligado à operação portuária. O porto também está testando tecnologias de hidrogênio e metanol para avaliar desempenho, custos e autonomia.
O lançamento do Volta 1 acontece no ano em que o porto celebra 150 anos de serviço de reboque. A iniciativa faz parte do plano do Porto de Antuérpia-Bruges de se tornar um porto multicombustível e contribuir com soluções de baixo carbono para o setor marítimo internacional.