DO RIO - Um incêndio em uma plataforma e a parada para manutenção em outra, na bacia de Campos, provocaram queda na produção de petróleo pela Petrobras entre dezembro e janeiro.
No primeiro mês do ano, a produção total de petróleo e gás natural no Brasil foi de 2,310 milhões de barris por dia. Trata-se de volume 2,2% abaixo dos 2,362 milhões de barris produzidos no mês anterior.
PUBLICIDADE
A produção exclusiva de petróleo no país foi de 1,917 milhão de barris, 2,4% menor do que em dezembro.
No dia 26 de dezembro, a plataforma P-20, em operação no Campo de Marlim, incendiou-se e, desde então, encontra-se interditada. Com isso, 22 mil barris deixaram de ser produzidos pelos poços com os quais a estrutura se conecta. A Petrobras espera reativá-la ainda este mês.
Já o navio plataforma Brasil, no Campo Roncador, entrou em manutenção, mas acabará sendo desativado. Segundo a Petrobras, seus poços estão em processo de remanejamento para outras plataformas.
A Petrobras não informou por que decidiu desativar a plataforma de vez. Nessa plataforma eram produzidos 29 mil barris diariamente.
PARQUE DAS CONCHAS
Outro impacto negativo na produção, segundo a Petrobras, veio da venda da participação no campo de Parque das Conchas para a Shell, com redução diária de 12 mil barris no total produzido.
A Petrobras afirma que a menor produção de janeiro foi parcialmente compensada pela produção iniciada em três poços da Bacia de Campos e em um de Lula Nordeste, no pré-sal da Bacia de Santos.
Segundo a companhia, incluída a participação que opera para as empresas privadas, a produção de petróleo no Brasil foi de 1,997 milhão de barris e, considerando também o gás natural, chegou-se a 2,438 milhões de barris.
EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO
De acordo com a petroleira, a produção de petróleo no país este ano deverá crescer 7,5%, por conta de novas plataformas que entrarão em funcionamento.
Uma delas é a plataforma P-55, que começou a operação no fim de 2013 e está sendo interligada a novos poços em Roncador, na Bacia de Campos. No ano passado, a produção caiu 2,5%.
De acordo com a Petrobras, a produção de gás pela empresa no país em janeiro foi de 62,517 milhões de metros cúbicos por dia, volume semelhante ao do mês anterior.
Já a produção de petróleo e gás no exterior foi de 202 mil barris, ou 7,2% em relação aos 188 mil barris produzidos no mês anterior.
Considerando-se apenas o petróleo, a produção foi de 112 mil barris, avanço de 11,8% em um mês.
===========================
Petróleo volta a pressionar o saldo comercial
A importação de petróleo respondeu por 38% do déficit de US$ 2,1 bilhões na balança comercial de fevereiro. No ano, o saldo negativo soma US$ 6,1 bilhões, o maior registrado em um primeiro bimestre. A demanda das térmicas por combustíveis devido ao baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas e o aumento do consumo no mercado interno reforçaram o peso do óleo na balança. Na média diária de fevereiro, ante o mesmo mês de 2013, as importações de petróleo subiram 30,4%, enquanto as exportações recuaram 30,6%. Houve piora generalizada na balança, mas analistas creem que os números devem melhorar neste mês, com exportações de soja e outras commodities.
Fonte: Valor Econômico