A Rolls-Royce fechou um contrato para fornecer motores de alta eficiência e sistemas de propulsão para rebocadores movidos a gás natural liquefeito (GNL). As duas embarcações foram encomendadas pela companhia norueguesa Buksér og Berging AS e entrarão em serviço no final de 2013 para a Statoil e para o Gassco — operador de rede de transporte de gás na costa norueguesa. Robert Loseth, vice-presidente sênior da Rolls-Royce para o setor de Marinha Mercante, Sistemas de Propulsão e Motores, destaca o consumo eficiente de combustível e as baixas emissões de gás metano dos equipamentos.
Além dos motores a gás e do sistema de armazenamento GNL, a Rolls-Royce entregará um sistema de propulsão azimuth para cada rebocador, que promete manobras mais ágeis. De acordo com a empresa, essas serão as primeiras embarcações que utilizarão os recém-projetados propulsores azimuth (Rolls-Royce US35), que buscam melhorar o desempenho hidrodinâmico e a integração do casco. O sistema combinado de energia e propulsão deve oferecer redução de aproximadamente 30% nas emissões de CO2, em comparação com as embarcações convencionais, e cumprirá as futuras normas de emissão.
PUBLICIDADE
A divisão marítima da Rolls-Royce emprega cerca de nove mil pessoas em 35 países. Os principais centros fabris estão localizados no Reino Unido, nos países nórdicos, nos Estados Unidos e na Ásia. Em 2010, a Rolls-Royce investiu 923 milhões de libras em pesquisa e desenvolvimento. Dois terços desse total têm o objetivo de melhorar os aspectos ambientais de seus produtos, em particular a redução de emissões.
Da Redação