O casco do navio MT Welsh Venture, que será convertido na plataforma P-58 da Petrobras, atracará no canteiro da Queiroz Galvão, no Porto Novo de Rio Grande (RS), amanhã (11/10), por volta das 14h. O navio chegou de Cingapura, onde foi realizada a adequação do casco, no dia 20 de setembro e aguardava desde então a aprovação dos procedimentos necessários para atracação. O navio viajou por propulsão própria e está ancorado ao largo da entrada do canal do Porto. Devido ao tamanho da embarcação, será necessária a realização de uma manobra especial para entrada no porto, supervisionada pela Capitania dos Portos.
Os serviços da Petrobras 58 (P-58) serão executados pela empresa contratada Queiroz Galvão em canteiro na ponta sul do porto. Além da conversão do casco, será realizada a integração dos módulos construídos nos municípios fluminenses de Niterói e Itaguaí.
Após a conclusão, a P-58 será instalada no Campo de Baleia Azul, no estado do Espírito Santo, a cerca de 78 quilômetros da costa, em águas com profundidade de 1.400 metros. Unidade flutuante do tipo FPSO (Floating Production, Storage and Offloading, no original em inglês), a plataforma será capaz de produzir, processar, armazenar e escoar petróleo, com capacidade de produção de 180 mil barris de óleo/dia, de compressão de 6 milhões de metros cúbicos de gás/dia, de injeção de água de 350 mil barris/dia e de acomodações para 110 pessoas.
O término dos serviços em Rio Grande e a saída do Porto Novo estão previstos para junho de 2013. No total, o investimento na construção da P-58 está orçado em 1,34 bilhões de dólares, com elevado índice de aplicação nacional devido à realização da construção dos módulos, conversão do casco, e integração serem executadas no Brasil.
Fonte: AGÊNCIA PETROBRAS
PUBLICIDADE