Receba notícias em seu email

MSC

Shell anuncia nova descoberta no Espírito Santo

Rio de Janeiro - A Shell encontrou indícios de petróleo em lâmina d'água de 1.571 metros no campo de Nautilus, no antigo bloco BC-10, que hoje é chamado Parque das Conchas, onde também estão localizados outros três campos operados pela empresa: Argonauta, Ostra e Abalone, localizados na Bacia de Campos. O bloco, apesar de estar situado na Bacia de Campos, fica no litoral do Espírito Santo, a aproximadamente 110 quilômetros da costa.
A nova descoberta da Shell, no litoral capixaba, já foi comunicada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A assessoria de imprensa da multinacional salientou que ainda não foi atingida a camada pré-sal, no caso deste bloco especificamente.
A empresa vai continuar perfurando o poço por, aproximadamente, mais um mês. Em seguida, serão realizados os testes para avaliar o tipo de óleo encontrado e se o campo tem capacidade de exploração comercial.
A Shell é a operadora do bloco e tem 50% de participação. A Petrobras tem 35% e a estatal indiana ONGC detém os outros 15% de participação no Parque das Conchas. Somente após a conclusão dos estudos é que Shell fará novo comunicado à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, para declarar a capacidade de exploração de petróleo no campo de Nautilus.
O Parque das Conchas produz, de forma experimental e em fase de teste, desde julho do ano passado. A área é explorada pelo navio-plataforma FPSO “Espírito Santo”, que tem capacidade de produzir 100 mil barris, por dia, de óleo e pode comprimir 3,5 milhões de m3, por dia, de gás natural.
O Parque das Conchas engloba os campos de Abalone, Ostra, Argonauta-B-West e Nautilus. Os três primeiros campos fazem parte da primeira etapa do projeto, que entrou em operação, efetivamente, em setembro do ano passado, e contará com nove poços produtores e um poço injetor de gás natural. A segunda fase terá como foco o projeto de Argonauta O-North. O desenvolvimento do Parque das Conchas demandou US$ 3,3 bilhões.

Fonte: A Gazeta (Vitória) ES


PUBLICIDADE








   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Pesa   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira