Navalshore 2024

STF define destino da emenda que redistribui royalties

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai definir o destino da emenda do pré-sal. O deputado federal Geraldo Pudim (PMDB-RJ) impetrou mandado de segurança questionando o teor da emenda aprovada pelo Senado que modificou o critério de distribuição dos royalties da exploração de petróleo e gás natural.
A emenda foi apresentada pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) e, com ela, o texto terá de voltar para a Câmara para ser votado novamente.
Pudim defende que a participação no resultado da exploração de petróleo seja assegurada apenas aos estados e municípios produtores que tenham jazidas exploradas em seus territórios. Ele foi eleito com o apoio de eleitores da região da Bacia de Campos, que abrange municípios que seriam beneficiados com mais dinheiro decorrente de royalties, de acordo com a tese de Pudim.
Simon é do Rio Grande do Sul - Estado não produtor - e defende a aprovação de legislação que resulte numa divisão maior de royalties.
Na ação apresentada ao STF, Pudim argumentou que a Secretaria de Desenvolvimento do Rio de Janeiro estimou em US$ 2,7 bilhões os prejuízos do Estado, apenas no primeiro ano de exploração do pré-sal, caso seja mantida a emenda de Simon. A ministra Ellen Gracie foi sorteada como relatora do processo no STF.

Fonte: Valor Econômico/ Juliano Basile, de Brasília



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira