O estaleiro STX Brazil Offshore lança ao mar na próxima quinta-feira, 26, o AHTS Skandi Amazonas, encomendado pela empresa de apoio marítimo Dof Navegação Ltda. Com 95 metros de comprimento e 300 toneladas de tração estática, ele é o maior e mais potente navio de reboque, suprimento e manuseio de âncoras já construído no Brasil e prestará serviços a plataformas de petróleo da Petrobras na Bacia de Campos.
O Skandi Amazonas tem projeto do tipo STX NOD-428 desenvolvido pela STX Norway Design e foi contratado com financiamento do Fundo da Marinha Mercante, através do BNDES. A propulsão é híbrida diesel-mecânica-elétrica com um total de 22.360 Kw e quatro grupos geradores de 2.000 Kw cada um. A velocidade é de 17,5 nós, com calado de 5,4 metros. O calado máximo é de 7,8 metros.
Além do Skandi Amazonas, o STX Brazil tem em carteira o Skandi Iguaçu, também da Dof, com lançamento ao mar previsto para o primeiro trimestre de 2011. Outros dois barcos de apoio encomendados pela Deep Sea Supply e Siem Consub, devem ser lançados, respectivamente, até o final do segundo e do terceiro trimestre de 2011. (Da redação).
PUBLICIDADE