MSC

Svitzer e Robert Allan desenvolvem primeiro rebocador a metanol verde

A Svitzer — operadora líder mundial de rebocadores da Maersk — assinou um acordo com a Robert Allan para projetar o primeiro rebocador do mundo para operações portuárias movido a metanol verde. O projeto baseia-se na cooperação estreita entre a Svitzer e a Maersk com o objetivo de explorar conjuntamente a combinação de metanol, baterias, sistemas de armazenamento/manuseio, acionamentos elétricos e unidades de propulsão como uma alternativa neutra em carbono ao trem de propulsão convencional movido a combustível fóssil.

Comentando o acordo, a COO global da Svitzer, Ingrid Uppelschoten Snelderwaard, disse: “As células de combustível serão aplicáveis como força de propulsão principal para rebocadores mais cedo do que para navios maiores e, além disso, o tempo para construir um rebocador é significativamente menor do que para um navio de contêiner. A Svitzer obterá conhecimento valioso e experiência operacional no manuseio de células de combustível como uma alternativa ao diesel ou à energia elétrica pura. Consideramos este projeto um passo significativo na ambição da Svitzer de liderar a descarbonização de rebocadores e uma contribuição importante para os esforços conjuntos para desenvolver soluções com um impacto positivo no meio ambiente”.

O rebocador de 80 toneladas de tração terá sistema de propulsão elétrica híbrida, onde as células de combustível podem ser dimensionadas para fornecer uma quantidade específica de tração, usando apenas células de combustível. Energia adicional das baterias pode ser utilizada durante uma operação.

PUBLICIDADE

MCI


As células de combustível podem ser usadas para carregar as baterias quando o rebocador está atracado, minimizando a necessidade de instalações de carregamento em terra. A combinação de células de combustível e baterias fornecerá um rebocador autossustentável com maior durabilidade e menos restrições operacionais do que um navio movido a bateria pura.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira