Navalshore 2024

Svitzer recebe segunda unidade da série de 6 novos rebocadores

'Jorge D' tem 70 toneladas de tração estática e tem configuração semelhante ao rebocador Arthur, entregue em abril. Todas unidades azimutais da série estão sendo construídas pelo Estaleiro Rio Maguari


A Svitzer anunciou, na última semana, a entrega e incorporação da mais nova unidade azimutal (AZD) de sua frota de rebocadores no Brasil. O Jorge D, da série Ramparts 2300, foi otimizado para alcançar alta eficiência em operações de manuseio de navios em portos, reboque costeiro e outros serviços de reboque de uso geral, com velocidade de até 13 nós e 70 toneladas de tração estática (bollard pull).

A embarcação da subsidiária do grupo Maersk faz parte de uma série de seis rebocadores, todos construídos pelo Estaleiro Rio Maguari (ERM), no Pará. O primeiro rebocador da série, Arthur, foi entregue em abril deste ano, enquanto o Jorge D, por sua vez, foi recebido e colocado em operação em maio. Ambas as embarcações atendem atualmente os clientes da Svitzer nos portos de Paranaguá e Pecém.

A empresa avalia que vem aprimorando a capacidade de manuseio de navios com novas adições à frota enquanto busca atingir metas ambiciosas de descarbonização. “O uso de rebocadores ASD da série Ramparts 2300 permite que a Svitzer cumpra voluntariamente as recomendações de prevenção de poluição marítima da IMO [Organização Marítima Internacional], abrindo caminho para operações mais limpas e ecológicas no Brasil", destacou o diretor geral da Svitzer no Brasil, Daniel Reedtz Cohen, em nota.

A operadora considera a entrega um passo importante no fortalecimento de sua presença na indústria marítima brasileira. A Svitzer vê o Brasil como um país que ocupa uma posição significativa no ecossistema global de importação e exportação, com foco no fornecimento de alimentos e matérias-primas. Cohen acrescentou que a frota foi pensada e construída a fim de apoiar as operações nas zonas portuárias, para atividades de atracação, desatracação e escolta, o que permite o atendimento à maior parte das embarcações que operam na costa brasileira e reduz a necessidade de consumo excessivo de energia.

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira