RIO – A francesa Vallourec & Mannesmann Tubes (V&M) será a 13ª empresa a construir um centro de pesquisas no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A empresa havia sido derrotada em uma concorrência pelos três últimos terrenos disponíveis no parque, vencida pela BG, a Siemens e a EMC2 Brasil. A V&M deverá partilhar um prédio que abrigará também o Núcleo de Tecnologia e Recuperação de Ecossistemas (Nutre) da Petrobras.
A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2012. O contrato com a UFRJ deverá ser assinado na próxima sexta-feira, dia 7. A V&M estima investimentos anuais de R$ 3 milhões na unidade.
Grande produtora de tubos sem costura para aplicação na indústria do petróleo, no setor automobilístico e outras áreas industriais, a V&M possui em Belo Horizonte planta siderúrgica com capacidade de 550 mil toneladas anuais. O centro de pesquisas, denominado Vallourec Research Rio de Janeiro (VRRJ) terá como foco principal as pesquisas sobre a exploração e produção de petróleo na região do pré-sal, principal vocação do Parque Tecnológico da UFRJ, devendo desenvolver também estudos nas outras áreas de atuação da empresa.
(Chico Santos | Valor Econômico)
PUBLICIDADE