O grupo Wärtsilä assinou com a China LNG Shipping International Co.(CLSICO) contrato de 15 anos para manutenção de três navios transportadores de GNL, com objetivo de garantir a operação segura no ciclo de vida da embarcação. O acordo, fechado no terceiro trimestre do ano passado e implentado a partir do mês de agosto, visa, segundo as empresas, garantir a confiabilidade operacional, flexibilidade na programação de manutenção e otimizar o tempo entre revisões das embcarcações. Os navios Al Tuwar, Al Mas'habiyyah e Fat'h al Khair têm aproximadamente 300 metros de comprimento, capacidade para transportar 174.000 metros cúbicos e operam com dois motores bicombustíveis Wärtsilä 34DF de oito cilindros e dois de seis cilindros.
Andrew Johnston, gerente geral da CLSICO, disse que, como o setor de transporte de GNL está em período de rápido desenvolvimento, a empresa busca operar os navios de GNL com segurança, confiabilidade e eficiência. “Os navios transportadores de GNL estão sob maior pressão para cumprir prazos apertados e, com o aumento na demanda e a necessidade de entregas pontuais, a confiabilidade operacional tornou-se mais crítica do que nunca. Os contratos de ciclo de vida da Wärtsilä desempenham papel importante, garantindo que continuemos a otimizar as operações e a manutenção de nossas embarcações com mais eficiência”, afirmou.
PUBLICIDADE
A CLSICO explicou que visa alcançar eficiência de custos e confiabilidade operacional ideais para seus motores auxiliares e que, com o novo contrato, poderá usar dados do motor por meio do Expert Insight, solução de manutenção preditiva da Wärtsilä. A solução digital oferece planejamento dinâmico de manutenção para otimizar os custos de manutenção, enquanto sua conectividade permite suporte remoto 24 horas por dia, sete dias por semana, para resolução mais rápida de problemas e maior disponibilidade dos ativos.
Além disso, a solução pode prever problemas potenciais antes que eles ocorram, ajudando os operadores a reduzir os custos de manutenção não programada. “No complexo mercado marítimo atual, o aproveitamento de contratos de serviço, ferramentas digitais e dados e análises em tempo real pode maximizar o tempo de atividade do ciclo de vida e o OPEX de uma embarcação, ajudando as frotas a operar de forma otimizada, permanecerem competitivas e cumprirem as metas de descarbonização atuais e futuras”, disse Henrik Wilhelms, diretor de vendas de contratos da Wärtsilä Marine.