A Wilson, Sons ampliou sua frota de apoio marítimo e portuário com a entrada em operação de dois rebocadores azimutais: Pictor, lançado em janeiro, e Octans, ao final de dezembro. A novas embarcações foram construídas no Estaleiro da companhia, no Guarujá (SP), e entregues à Saveiros Camuyrano, empresa da Wilson, Sons Rebocadores.
Os rebocadores contam com tecnologia e projeto de engenharia Damen e financiamento do Fundo da Marinha Mercante (FMM), concedido por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ambos têm 24 metros de comprimento, 11 metros de boca e calado de 5,5 metros. O Pictor possui tração estática longitudinal (bollard pull) acima de 81,75 toneladas, enquanto que no Octans ela é de 79,58 toneladas.
As unidades, que estão entre as mais modernas existentes no mercado, foram colocadas desde o lançamento em operação no porto de Santos no auxílio ao número crescente de navios que aportam no litoral paulista.
Seguindo uma tradição da Wilson, Sons, os nomes dos rebocadores têm referência a astros e estrelas do universo. Pictor (“o pintor”) é uma constelação do hemisfério celestial sul, que está a 12,77 anos-luz da Terra com 40 vezes a luminosidade do sol. Já Octans (“oitante”), é uma constelação do hemisfério sul, a Octans Nautica.
Sobre o Grupo Wilson, Sons
O Grupo Wilson, Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com 175 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.
PUBLICIDADE