MSC

Aplicativo voltado para segurança da navegação pode ser baixado gratuitamente

NAVSEG, lançado pela Marinha e pelo Ministério do Turismo, substitui 'Aviso de saída' e tem como objetivo reforçar segurança da navegação em AJB

A Marinha do Brasil, por meio da Diretoria de Portos e Costas (DPC) e o Ministério do Turismo apresentaram, na última semana, um aplicativo gratuito para reforçar a segurança da navegação em território nacional. O NAVSEG tem como objetivo fornecer mais praticidade e segurança a condutores e passageiros de embarcações que trafegam em águas jurisdicionais brasileiras (AJB). A Marinha destaca que a iniciativa otimizará as ações da autoridade marítima no incremento da segurança da navegação, em especial de embarcações de esporte e recreio. A solução também pode ser utilizada por condutores de embarcações de pequeno e médio portes, como as de pesca, de turismo náutico e de transporte comercial de passageiros ou de carga.

O NAVSEG substituirá o “Aviso de Saída”, documento que contém o plano de viagem da embarcação e era elaborado de forma presencial junto ao iate clube, marina ou capitania, conforme o caso, garantindo mais agilidade aos navegantes. Os usuários podem baixar o aplicativo nas plataformas Android e IOS, cadastrar os dados do condutor e da embarcação, registrar o plano de viagem e compartilhá-lo quando for navegar.

O novo aplicativo usa o sinal da rede de telefonia celular para acompanhar a posição em tempo real dos navios que utilizarem a plataforma, permitindo que todos os dados sejam monitorados pela Capitania dos Portos mais próxima durante todo o período de navegação. A Marinha informou ainda que, em caso de necessidade de socorro ou salvamento, essa funcionalidade possibilita identificar e localizar mais facilmente a embarcação em perigo e providenciar o envio do socorro.

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira