A CMA CGM anunciou uma parceria com o Google para acelerar a implementação de inteligência artificial (IA) em suas operações globais. A colaboração tem o objetivo de melhorar a adaptabilidade, eficiência e capacidade de resposta nas atividades de transporte, logística e mídia da empresa.
Utilizando a tecnologia de IA do Google, a CMA CGM pretende desenvolver um design que melhore os processos de tomada de decisão dos funcionários em fluxos de trabalho cruciais. A parceria visa otimizar o manuseio de contêineres, o gerenciamento de estoque e as rotas dos navios, garantindo a entrega pontual das mercadorias, ao mesmo tempo em que reduz custos e pegadas de carbono.
PUBLICIDADE
A CEVA Logistics, braço de logística da CMA CGM, liderará essa iniciativa, focando na gestão inteligente de armazéns. Com as tecnologias do Google, a CEVA pretende aprimorar a previsão de volume e demanda, permitindo melhor planejamento das operações em seus 10,3 milhões de metros quadrados de área de depósito.
Com o propósito de otimizar as operações de mídia e melhorar a criação de conteúdo, a parceria também inclui a CMA Media, que adotará tecnologias aprimoradas para auxiliar jornalistas em suas tarefas regulares, como síntese de documentos, tradução, geração de snippets de mídia para redes sociais e digitalização de arquivos. A CMA CGM também se beneficiará de sessões de treinamento no TANGRAM, o centro de excelência do Grupo para aprendizado e inovação.
O uso da IA nas operações também expande os investimentos anteriores da CMA CGM em empresas como Dataiku, Mistral AI, PoolSide e no lançamento do laboratório científico aberto Kyutai. A empresa também está expandindo suas operações com a aquisição da Bolloré Logistics e a criação de serviços de transporte aéreo de carga e passageiros de marca.
A parceria foi celebrada por Rodolphe Saadé, presidente e CEO da CMA CGM, e Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet. Pichai destacou que a combinação da experiência da CMA CGM em remessa e logística com as ferramentas de IA do Google pode transformar digitalmente as operações da CMA CGM e de seus clientes.
A empresa possui quase 620 navios e planeja se tornar a segunda maior transportadora de contêineres do mundo até 2026.