Navalshore 2024

Dois navios pedem ajuda ao Brasil devido ao coronavírus; um deles já atracou no Rio

Devido à pandemia do coronavírus, dois navios de bandeira francesa pediram ajuda humanitária ao Brasil para poderem atracar e fazer a remoção dos seus passageiros para seus países de origem. Após receber autorização da Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária (Anvisa), o primeiro deles, o cruzeiro L’Austral, atracou nesta terça-feira (24) no Porto do Rio de Janeiro e removeu 252 passageiros. Nenhum deles apresentou sintomas do novo vírus.

A Anvisa informou que o navio ficou em alto mar, sem atracar em nenhum outro porto, por mais de 20 dias, ou seja, período maior que o recomendado para o isolamento, sem que houvessem casos a bordo.

Para a remoção dos passageiros, a Anvisa exigiu que todos utilizassem equipamentos de proteção. A medida teve como objetivo proteger os passageiros, tendo em visto a transmissão comunitária já confirmada na cidade do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


O navio se encontra atualmente ancorado em frente à Praia de Copacabana aguardando a chegada do segundo navio, o Le Boreal, que deve atracar no porto na tarde desta quarta-feira (25). Ambos farão uma parada técnica para o abstecimento de água e alimentos e seguirão juntos de volta à França, país de origem das embarcações.

O Le Boreal completa nesta quarta-feira 10 dias de navegação sem que tenha atracado em nenhum outro porto. Também não existem relados de casos suspeitos do coronavírus a bordo. Porém, o desembarque só será autorizado a partir de amanhã (26), desde de que mantidas todas as condições de saúde exigidas pela agência.

A Anvisa afirmou ainda que o desembarque deve acontecer a medida que os voos de retorno estiverem disponíveis aos passageiros. O transporte acontece de forma direta, ou seja, da porta do navio até o aeroporto. Por meio de nota, o Terminal Píer Mauá, do Porto do Rio de Janeiro, informou que são 324 passageiros a bordo do Le Boreal, sendo 124 hóspedes. Há também a presença de idosos.

O terminal destacou ainda que os passageiros entram nos ônibus disponíveis, assim que saem do navio, sem que passem pelo Píer Mauá.



Praticagem

   ATP    GHT    Oceanpact
       

Hidroclean

 

 

Países Baixos

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira