Receba notícias em seu email

MSC

Hidrovia Tietê-Paraná bate recorde de movimento de cargas após seca

Depois de ficar interditada por 20 meses por causa da seca que atingiu o Estado de São Paulo em 2014, a Hidrovia Tietê-Paraná bateu recorde de movimentação de cargas no ano de 2016. Segundo o Departamento Hidroviário do Estado foram transportadas 8,7 milhões de toneladas de produtos em toda a hidrovia, frente a 6,3 milhões de 2013, ano anterior à sua paralisação.

O trecho da hidrovia no Estado recebeu 3,2 milhões de toneladas de cargas sendo as mais movimentadas: areia (1,3 milhão de tonelada), cana-de-açúcar (819 toneladas), soja (599 toneladas) e farelo de soja (287).


PUBLICIDADE



O volume de cargas de 2016 foi alcançado após sua interrupção no trecho entre o reservatório da hidrelétrica de Três Irmãos e a eclusa de Nova Avanhandava (SP), no noroeste paulista. A suspensão foi decorrente do baixo nível dos reservatórios de Três Irmãos e Ilha Solteira (SP) e atingiu as cargas vindas de Goiás e Mato Grosso do Sul. As cargas que mais passam pela hidrovia são soja, milho, celulose e madeira.

Por causa da seca histórica que atingiu o Estado em 2014, o nível do rio Tietê ficou abaixo do permitido para a navegação de comboios. A proibição de passagem de comboios começou em maio de 2014. A liberação da hidrovia só aconteceu em janeiro de 2016.

O primeiro comboio voltou a passar pelo rio apenas em fevereiro de 2016. De acordo com o Departamento Hidroviário, um comboio de barcaças retira das rodovias cerca de 200 caminhões das estradas, o que corresponde uma redução nos custos do transporte de 40%.

O Sindasp, Sindicato dos Armadores de Navegação Fluvial de São Paulo, afirma que durante a seca mais de mil demissões foram registradas nas empresas envolvidas no processo. O estaleiro de Araçatuba (SP) também sofreu prejuízos por causa da estiagem.

A hidrovia

A Hidrovia Tietê-paraná tem 2.400 quilômetros de extensão, sendo 1.600 no rio Paraná e 800 quilômetros no Estado de São Paulo. A hidrovia conecta cinco dos maiores estados produtores de grãos: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Ao longo de toda a hidrovia estão 26 terminais de responsabilidade do setor privado, sendo que 13 terminais e sete estaleiros estão localizados em São Paulo. Nestes locais são processadas e armazenadas as matérias-primas até sua transferência para outro modal, que pode ser o rodoviário ou ferroviário.

Fonte: G1






   Zmax Group    Antaq    Antaq
       

NN Logística

 

 

Anuncie na Portos e Navios

 

  Sinaval   Syndarma
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira