Ecobrasil

Hyundai demonstra operações autônomas se preparando para a viagem oceânica

A Hyundai Heavy Industries, trabalhando em conjunto com a KT Corp. (antiga Korea Telecom), demonstrou seu sistema de navegação totalmente autônomo, navegando em uma embarcação de recreio por um canal estreito e sinuoso na Coreia do Sul. A demonstração combinou várias tecnologias em desenvolvimento que o construtor naval espera comercializar já no próximo ano, primeiro para embarcações de recreio e depois para navios de carga e outras embarcações de grande porte.

 

A Hyundai, por meio de sua unidade de negócios Avikus, lançada no final de 2020 com foco em sistemas de navegação autônoma, está planejando a primeira viagem transoceânica de um grande navio mercante do mundo que conta com tecnologias de navegação autônoma. Trabalhando com uma grande empresa de navegação local, eles disseram que possivelmente já no segundo semestre deste ano poderiam realizar a primeira demonstração em navios comerciais maiores.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


A demonstração foi realizada nesta quarta-feira (16), em uma embarcação de recreio de 12 lugares navegando ao longo do Canal Pohang de seis milhas de extensão, localizado a aproximadamente 200 milhas a sudeste de Seul. De acordo com as empresas, o canal foi escolhido para a demonstração por causa de seu caminho sinuoso, com largura de apenas 30 pés, e sua fama de estar sempre lotado e movimentado. A nave foi operada pela rede 5G da KT a partir de um centro de controle localizado nos subúrbios de Seul.

A embarcação foi equipada com uma série de sistemas em desenvolvimento pela Avikus. De acordo com as empresas, usando uma combinação de LiDAR e câmeras especiais, a embarcação foi capaz de detectar e contornar obstáculos e outras situações inesperadas. Os operadores na torre de controle puderam monitorar os dados do sensor em tempo real da embarcação, bem como as imagens de vídeo de 360 graus, devido à baixa latência da rede 5G do KT.

A demonstração empregou dois sistemas em desenvolvimento pela HHI e Avikus. O Hyundai Intelligent Navigation Assistant System (HiNAS) reconhece automaticamente os objetos ao redor da embarcação e a rota para alertar o risco de colisão com base na realidade aumentada (AR). O Hyundai Intelligent Berthing Assistant System (HiBAS) oferece uma visão completa do navio durante a atracação.

A Avikus demonstrou uma navegação totalmente autônoma do navio em todas as fases, desde a partida e navegação até o retorno e atracação. Por meio do uso de câmeras especiais e do LiDAR (Light Detection and Ranging), uma tecnologia de sensoriamento remoto que utiliza o pulso de um laser para coletar as medidas, gerencia as operações autônomas da embarcação. De acordo com a empresa, será possível enfrentar condições climáticas adversas, fortes correntes e o surgimento repentino de obstáculos menores, como os barcos de pesca. Mesmo em situações de baixa visibilidade ou à noite, as câmeras e sensores infravermelhos fornecem dados sobre a localização e velocidade dos obstáculos, possibilitando ao sistema navegar na embarcação.

A Avikus planeja prosseguir com seus esforços de P&D para tecnologias de navegação autônoma e expandir sua aplicação a todos os tipos de navios, incluindo navios de passageiros e de carga.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira