Navalshore 2024

IMO reúne propostas de médio prazo para redução de GEE

Várias propostas de medidas de médio prazo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), incluindo uma série de relacionada a potenciais medidas baseadas no mercado, foram apresentadas e consideradas por um grupo de trabalho da Organização Marítima Internacional (IMO) em reunião realizada virtualmente de 18 a 22 de outubro. Mais de 350 participantes de cerca de 70 Estados-Membros participaram, bem como ONGs com estatuto consultivo junto à IMO.

O Grupo de Trabalho Intersessional sobre Redução de Emissões de GEE de Navios (ISWG-GHG 10) considerou como continuar o trabalho de avaliações de impacto e o desenvolvimento de um código obrigatório de intensidade de carbono relacionado às medidas de curto prazo. As possíveis formas de lidar com a intensa carga de trabalho relacionada à redução das emissões de GEE também foram discutidas. O relatório do grupo de trabalho será apresentado ao Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho (MEPC 77), que se reúne de 22 a 26 de novembro.

As propostas apresentadas abrangeram questões jurídicas para as medidas de médio prazo; medidas baseadas no mercado, como um imposto de GEE; um padrão de combustível de GEE; um sistema de limite e comércio de GEE; e possíveis combinações com precificação de carbono.

PUBLICIDADE


O plano de trabalho prevê a consideração inicial (Fase I) 2021-2022 e a avaliação e seleção (Fase II) da primavera de 2022 à primavera de 2023, com vistas a atingir as metas descritas na Estratégia Inicial de GEE.



   Liebherr    GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira