O Comando do 5º Distrito Naval deu início nesta segunda, 4, às edições deste ano dos projetos Ametista e Renascer, que consistem em estágios de integração social para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, da faixa etária de 14 a 17 anos. Na tarde de ontem, foi feita a acolhida aos meninos e meninas participantes, na Casa do Marinheiro do Rio Grande (Camarig). Durante a recepção, houve apresentação do projeto, entrega do cartão do passe escolar e dos uniformes que os jovens usarão, entre outras ações.
Os dois projetos são realizados pela Marinha a partir de convênio com as Prefeituras do Rio Grande e de São José do Norte e os conselhos tutelares destes municípios. Ao todo, 44 jovens (22 meninas e 22 meninos) dos dois municípios participam dos estágios, os quais serão realizados ao longo de 18 semanas, até 5 de outubro deste ano, de segunda a sexta, na parte da tarde.
Destinado a adolescentes do sexo feminino, o Ametista é coordenado pelo Serviço de Assistência Integrada ao Pessoal da Marinha (SAIPM) e está em sua 12ª edição. O Renascer é direcionado a adolescentes do sexo masculino, está em sua 14ª edição e é executado pelo Grupamento dos Fuzileiros Navais do Rio Grande (GpTFNRG).
Nesses projetos, os adolescentes participam de diversas atividades, nas quais recebem noções básicas sobre saúde, higiene, primeiros socorros, boas maneiras, dependência química, ordem unida, liderança, doenças sexualmente transmissíveis e educação moral e cívica. Também têm práticas esportivas, recreativas, culturais e de convivência social, entre outras, com vistas ao aprimoramento pessoal e profissional.
Os projetos proporcionam também conhecimentos sobre a Marinha do Brasil, buscando desenvolver o interesse pela vida naval, por meio da participação em formaturas, cerimônias, visitas a Organizações Militares da Marinha, entre outras atividades.
Fonte: Jornal Agora (RS)/Carmem Ziebell
PUBLICIDADE