MSC

Mais 44 adolescentes são contemplados com projetos da Marinha

Termo Aditivo para os Convênios foram assinados no 5º DN

No próximo dia 30, se inicia mais uma edição dos projetos Ametista e Renascer, da Marinha do Brasil, que são estágios de integração social para adolescentes em situação de vulnerabilidade social da faixa etária de 14 a 17 anos. O Ametista, direcionado a meninas, entra em sua 11ª edição, enquanto o Renascer, voltado para meninos, realizará sua 13ª edição. Os dois projetos, juntos, contemplam este ano 44 adolescentes, sendo 22 meninas e 22 meninos do Rio Grande e de São José do Norte.

Na última quinta-feira, no salão nobre da sede do Comando do 5º Distrito Naval (5º DN), foi assinado o segundo Termo Aditivo dos Convênios para desenvolvimento dos dois projetos. O documento foi assinado pelo comandante do 5º DN, vice-almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos, e pelos prefeitos em exercício do Rio Grande, Adinelson Troca, e de São José do Norte, Zeny dos Santos Oliveira. O Ametista e o Renascer são desenvolvidos a partir de convênios firmados entre a Marinha do Brasil, as Prefeituras dos dois municípios contemplados, seus Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

Coordenado pelo Serviço de Assistência Integrada ao Pessoal da Marinha (SAIPM), o Ametista tem suas atividades realizadas na Casa do Marinheiro do Rio Grande (Camarig). Já o Renascer, executado pelo Grupamento dos Fuzileiros Navais do Rio Grande (GpTFNRG), é desenvolvido no quartel dos Fuzileiros. Esses estágios de integração social serão desenvolvidos ao longo de 18 semanas, entre 30 de maio e o final de setembro deste ano, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 16h30min. Os participantes recebem almoço e lanche da Marinha.

Durante o período de curso, os meninos e as meninas participam de várias atividades. Recebem noções básicas sobre saúde, higiene, primeiros socorros, boas maneiras, dependência química, ordem unida, liderança, doenças sexualmente transmissíveis e educação moral e cívica. Práticas esportivas, recreativas, culturais e de convivência social e outras com vistas ao aprimoramento pessoal e profissional, estão entre as atividades com eles desenvolvidas pelo Ametista e o Renascer.

Os Projetos ainda proporcionam conhecimentos sobre a Marinha do Brasil, buscando desenvolver o interesse pela vida naval, por meio da participação em formaturas, cerimônias, visitas a Organizações Militares da Marinha entre outras atividades. Para execução deles, o Comando do 5ºDN conta com diversas parceiros, entre instituições e empresas.

Por Carmem Ziebell



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira