Ecobrasil

Marinha explica nesta terça a venda de manguezal

Comissão formada por deputados, vereadores, promotores, pescadores, ambientalistas, governo do Estado e Prefeitura do Recife encontra-se às 10h desta terça-feira (14) com o comandante da Capitania dos Portos de Pernambuco, Mauro José da Silva Gonçalves, para conversar sobre a venda do manguezal do Pina. A reunião foi sugerida pelo comandante, que não pode comparecer à audiência pública realizada na manhã de ontem pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (Alepe).

“Vamos levar o posicionamento de todas as instituições presentes à audiência, contrário à venda do manguezal”, informa a deputada Ceça Ribeiro (PSB), presidente da Comissão de Meio Ambiente. Para o deputado Pedro Eurico (PSDB), que convocou o debate, a comercialização da área é uma proposta desconectada da realidade.

O terreno da antiga Estação Radio Pina, diz o deputado, é uma área de preservação rigorosa. “Essa é a maior área do Brasil de mangue urbano, sua venda é um crime contra o patrimônio ambiental de Pernambuco”, destaca Pedro Eurico. “A prefeitura deve impedir a negociação, como fez com o imóvel na Tamarineira, onde seria construído um shopping center”, diz.

Promotor do Ministério Público de Pernambuco, Ricardo Coelho, avisa que se a Marinha do Brasil levar adiante a licitação na qual disponibiliza 248 hectares do manguezal para venda, o comprador terá feito “um mau negócio.” Isso porque, o empreendedor não conseguirá licenças para construir no lugar. “Nem a sociedade nem o Ministério Público permitirão”, alerta.

Manguezal, informa o promotor, é protegido por leis federais, estaduais e municipais. Ele cita o artigo 225 da Constituição Federal, que define mata atlântica como patrimônio nacional. “Manguezal faz parte desse ecossistema”, ressalta. E avisa que a destruição da área implica o crime de improbidade administrativa ambiental.

Decreto da Prefeitura do Recife transforma a área da antiga Estação Radio Pina no Parque Natural Municipal dos Manguezais Josué de Castro. E proíbe a construção de moradia no local, conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Arrais.

O parque tem 320,34 hectares, dos quais 225,82 hectares são mangue. A Marinha do Brasil, proprietária de quase 70% da área, sugere um sistema de permuta, trocando a área pela construção de imóveis em Natal, Maceió, Fortaleza e Olinda. A instituição pede R$ 51 milhões. As propostas da licitação serão abertas dia 21.

Próximo sábado, a partir das 8h, entidades ambientalistas fazem caminhada de protesto contra a venda do Parque do Manguezal. Saem da Igreja do Pina até o parque.

Fonte: Jornal do Commercio/Online

PUBLICIDADE

MCI




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira