O porta-contêiner "MSC Marie", da armadora MSC, estabeleceu um novo recorde de capacidade em trânsito pelo Canal do Panamá. O navio recém-lançado, de 202.562 dwt, foi entregue à MSC e tem uma capacidade máxima de 17.640 TEUs.
O "MSC Marie" tem as mesmas dimensões básicas do recordista anterior, o "Ever Max" da Evergreen, que estabeleceu o recorde em agosto de 2023. Ambos os navios têm 366 metros de comprimento e uma média de 51 metros metros de boca. O "Ever Max" tem uma capacidade nominal de 17.312 TEUs e ao chegar ao Canal do Panamá foi forçado a descarregar contêineres que foram transbordados por ferrovia através do istmo para atender às restrições de calado.
PUBLICIDADE
Esses navios também ilustram o crescimento contínuo do setor e a implantação de embarcações de maior capacidade em rotas comerciais usando o Canal do Panamá. O "Ever Max' e agora o "MSC Marie" eram iguais em tamanho ao "CMA CGM Zephyr", que estabeleceu o recorde de capacidade em 2022 com 16.285 TEUs.
A Autoridade do Canal do Panamá destacou que a nova marca mostra que o canal pode lidar com os maiores e mais modernos navios.