Chega a Rio Grande, às 9h do próximo domingo, 16, o navio hidroceanográfico Cruzeiro do Sul, da Marinha do Brasil. A presença da embarcação em Rio Grande visa a prestar apoio ao 4º Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO 2010), que acontece de 17 a 21 deste mês no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) - Campus Carreiros, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O Cruzeiro do Sul vai atracar no cais do Porto Novo e durante o 4º CBO será visitado pelos congressistas. No dia 22, estará aberto à visitação do público em geral, no horário das 9h às 17h.
O navio, que mede 65,7 metros de comprimento, é o mais novo laboratório brasileiro em alto-mar. Foi adquirido pela Marinha por meio de um convênio firmado em 2006 entre a Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), tendo a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm) como interveniente.
Conforme o Comando do 5º Distrito naval, o Cruzeiro do Sul concretiza o projeto do “Laboratório Nacional Embarcado (LNE)”, que tem como propósito dotar o Brasil com mais uma plataforma de coleta de dados oceanográficos, o embarque de pesquisadores e treinamento de professores e alunos de forma sistemática e contínua.
Com esta proposta, o navio conta com estação meteorológica automática, ecobatímetro monofeixe para pesquisa em grandes profundidades, instrumentos para estudo de correntes oceânicas e termossalinógrafo, que mede a temperatura e a salinidade da água do mar na superfície.
Fonte: Jornal Agora/Rio Grande,RS)/Carmem Ziebell
PUBLICIDADE