O Navio Hidroceanográfico (NHo) Cruzeiro do Sul, sob o comando do Capitão-de-Fragata André Moraes Ferreira, atraca na cidade do Rio Grande (RS), neste sábado, 22 de outubro, a fim de embarcar a equipe científica e os equipamentos a serem utilizados durante a Comissão Transatlântico II, iniciada no dia 18 de outubro, quando a embarcação desatracou da cidade do Rio de Janeiro (RJ).
O objetivo desta Comissão, cujo término está previsto para 22 de dezembro, é o de desenvolver estudos relacionados à circulação termohalina, fluxos de CO2 entre o oceano e a atmosfera, sensoriamento remoto, química da água do mar, além de demonstrar a importância das microalgas (fitoplâncton) nas taxas de incorporação de carbono inorgânico e da biótica no Oceano Atlântico Sul, por meio da realização de uma campanha de coleta de dados oceanográficos. O levantamento ocorrerá durante as travessias de Rio Grande (RS), Capetown (África do Sul) e Rio de Janeiro (RJ).
Ao longo da Comissão, serão realizadas 101 estações oceanográficas (81 durante a travessia Rio Grande - Capetown e 20 durante a travessia Capetown - Rio de Janeiro). Nestas estações está prevista a mensuração de parâmetros de temperatura, salinidade, pressão, biótica, concentração de CO2 na interface ar-mar, de oxigênio dissolvido, pH e de nutrientes dissolvidos, além de coletas de amostras de água do mar, colhidas nas mais diversas profundidades, de fitoplâncton, produção primária, quimiossintética e bacteriana.
A Comissão conta com a participação de pesquisadores do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Da Redação
PUBLICIDADE