Navio-patrulha da Marinha do Brasil é atração em Vitória
Navio de guerra é visitado em Vitória
O final de semana em Vitória teve uma atração a mais. O Navio-Patrulha Gurupá, da Marinha do Brasil, ficou ancorado no Porto de Vitória e aberto para a visitação do público no sábado (17) e domingo (18). Mais de 900 pessoas foram conhecer o navio só no sábado.
O Gurupá é da Classe Grajaú, foi construído na Alemanha e faz parte dos 12 navios-patrulha que a Marinha possui. Ele tem 46 metros de comprimento, 7,5 metros boca (largura), 2,5 metros de calado (distância entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio), possui um canhão de 40 mm na proa (frente da embarcação) e duas metralhadoras de 20 mm.
A tripulação é composta de 28 militares, sendo cinco oficiais e 23 praças. O navio-patrulha foi incorporado à Esquadra Brasileira em 8 de dezembro de 1995. A missão dele é patrulhar as águas jurisdicionais brasileiras afim de contribuir para o controle de área marítima.
O comandante do navio, o capitão tenente Edésio, explica que o Gurupá é empregado na patrulha das plataformas no litoral e para fazer buscas de SAR (busca e salvamento de vida humana nas vias navegáveis brasileiras)."Esse navio esse ano fez parte da interdição da praia de Copacabana, onde estava o presidente dos Estado Unidos, Barack Obama, e participou, há pouco tempo, do exercício de defesa nuclear da Usina de Angra dos Reis, fazendo interdição de área marítima, e agora a nossa última missão foi fazer a patrulha da Bacia de Campos".
Fonte:CBN/Samanta Nogueira