O diretor da ANTAQ, Pedro Brito, recebeu hoje (15) o embaixador da Bélgica, Claude Mission, em seu gabinete, em Brasília. Brito e Mission conversaram sobre o desenvolvimento das hidrovias nos dois países e a realização de um seminário sobre o setor no Brasil, em 2012.
Mission estava acompanhado dos funcionários da empresa Tractebel Engineering, François Fobe e Wagner Álvares de Carvalho, que fizeram uma apresentação sobre os projetos do grupo nas áreas hidroviária e portuária.
O diretor Pedro Brito disse que o país oferece excelentes oportunidades para as empresas belgas na área do transporte aquaviário. “Especialmente nos terminais privativos brasileiros, as oportunidades de negócios são bastante alvissareiras”, comentou, citando o caso do Porto de Açu, um terminal privativo, localizado no Rio de Janeiro, onde está sendo construída uma grande infraestrutura portuária.
A Tractebel, entre outras obras, participa de projetos de construção da nova ligação hidroviária entre Paris e Amsterdã, dos estudos para melhorar a navegação do Rio Danúbio, e do projeto para construção das novas eclusas do Canal do Panamá.
Seminário sobre hidrovias
A ideia é realizar o seminário sobre hidrovias Brasil/Bélgica no mês de abril. Durante dois dias, técnicos e empresários belgas, entre os quais dois professores da Universidade de Liege, farão apresentações a respeito do setor para o público brasileiro. O seminário deverá abordar, entre outros temas, a questão da dragagem e do meio ambiente e a construção de eclusas, áreas em que os belgas têm vasta experiência.
Fonte: Antaq
PUBLICIDADE