Navalshore 2024

Salles sobrevoa área de encalhe e participa de reunião sobre Stellar Banner

O ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, sobrevoou a área de encalhe do navio MV Stellar Banner no helicóptero da Marinha, nesta quarta-feira (4), e participou da 8ª reunião na Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA). Relatórios preliminares apontam que o local afetado do navio tem extensão aproximada de 25 metros, próximo à proa, a boreste. A autoridade marítima informou que as atividades do plano de mergulho estão ocorrendo de acordo com condições de segurança adequadas.

A Marinha acrescentou que a situação do navio permanece estável, sem indícios de vazamento de óleo ou minério. Amostras de água são coletadas nas imediações do encalhe pelo navio de apoio oceânico Iguatemi e pelo navio hidroceanográfico Garnier Sampaio, que prestam apoio de monitoramento e controle de tráfego marítimo na área. Além do ministro do meio ambiente, a 8ª reunião no CPMA contou com representantes da Vale, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal, Ardent Global, gerência ambiental do Porto do Itaqui, secretaria estadual do estado do meio ambiente e agentes marítimos.

Na última terça-feira (3), a Marinha informou que foi realizado o travamento das tampas dos porões e o tamponamento dos suspiros dos tanques de combustíveis do navio Stellar Banner. Segundo a autoridade marítima, o procedimento permitiu o isolamento da entrada de água da chuva e do mar na embarcação, encalhada a 100 quilômetros da costa de São Luís (MA), desde a semana passada. O navio é de propriedade do armador sul-coreano Polaris Shipping.

PUBLICIDADE

Ecobrasil




Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira