Navalshore 2024

Um navio porta-contêineres de 400m está preso no Canal de Suez e bloqueia o tráfego

O "Ever Given", de 200 mil toneladas, construído em 2018 e operado pela empresa de transporte taiwanesa Evergreen Marine, encalhou e alojou-se lateralmente no Canal de Suez por volta das 7h40 desta terça-feira (05:40 GMT).

Registrado no Panamá, o navio tinha como destino o Porto de Rotterdam, na Holanda, vindo da China e estava passando para o norte pelo canal a caminho do Mediterrâneo.

Com 400m de comprimento e 59m de largura, o navio bloqueou o caminho de outras embarcações que agora estão presas em linhas em ambas as direções.

PUBLICIDADE

Ecobrasil


O Egito reabriu o canal mais antigo do canal para desviar parte do tráfego até que o navio encalhado possa se mover novamente.

A Reuters, citando fontes locais, diz que há pelo menos 30 navios bloqueados ao norte do Ever Given e três ao sul.

Oito rebocadores estão trabalhando para mover o navio e escavadores estão removendo a areia de onde ele está preso na lateral da margem do canal.

O Canal de Suez é uma artéria do comércio mundial, ligando o Mediterrâneo ao Mar Vermelho e fornecendo uma avenida para os navios passarem entre a Ásia, o Oriente Médio e a Europa. A principal alternativa, uma passagem ao redor do Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África, leva muito mais tempo.

Em média, quase 50 navios por dia passam ao longo do canal, embora às vezes o número possa ser muito maior — representando cerca de 12% do comércio mundial.

O incidente mostra o que pode dar errado quando a nova geração de navios ultragrandes como o "Ever Given" tem que passar pelo canal.

O navio tem capacidade para transportar 20.000 contêineres de 20 pés, de acordo com a agência de notícias Reuters.



Yanmar

      GHT    Antaq
       

 

 

Anuncie PN

 

  Sinaval   Assine Portos e Navios
       
       

© Portos e Navios. Todos os direitos reservados. Editora Quebra-Mar Ltda.
Rua Leandro Martins, 10/6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20080-070 - Tel. +55 21 2283-1407
Diretores - Marcos Godoy Perez e Rosângela Vieira